sexta-feira, 26 de outubro de 2007

NA PONTA DO LÁPIS

O bom planejamento aumenta as chances de permanência e sucesso no mercado.
Planejar a abertura de uma empresa no Brasil é um processo demorado e com muita paciência para quem vai se aventurar no mercado, é muito importante tomar alguns cuidados básicos:
  1. Escolha qual produto será vendido: a escolha do produto ou serviço a ser vendido é o primeiro item que deve ser definido, pois através dos produtos vamos saber o nicho de mercado que vamos atuar;
  2. Defina o público alvo e o mercado: saber quem é o público alvo dá as primeiras impressões ao gestor administrativo de que o negócio dele é realmente viável, pois haverá compradores. Tem que definir qual a abrangência geográfica, onde o produto ou serviço será oferecido e quantas pessoas precisam dele?
  3. Qual será a estrutura necessária: é possível projetar qual será a estrutura fisica da empresa. Onde será o escritório, quais benfeitoria deve ter a empresa, qual a mão-de-obra adequada, qual tipo de transporte, qual estrutura vai ter para atender o local onde está, ou cidade ou nível Brasil, resumimos falando sobre planejamento;
  4. Faça uma análise interna e externa da empresa: coloque no papel quais os pontos fortes e fracos da empresa e também da diretoria. Essa análise deixa transparente em quais pontos a empresa sai na frente e quais aspectos que ela deve aprimorar para vencer a concorrência. Nunca deixe de lado os pontos fracos, depois de encontrá-los defina de que forma possa minimizá-lo, pois seu concorrente vai estar aproveitando essas falhas;
  5. Começar do zero: nesta fase o empresário decide se vai começar do zero onde vai construir o nome da empresa no mercado que pode levar anos ou começar com uma franquia que já tem um nome no mercado usando a estrutura dela;
  6. Faça uma análise financeira: Após passar por todos os passos anteriores chega parte mais importante a análise financeira onde vamos ter as receitas e os gastos, onde vamos descobrir o lucro. Uma simulação de orçamento facilita ao empreendedor a obtenção de capital de terceiros quando o seu próprio capital não é suficiente para cobrir os investimentos iniciais.

fonte: Gestão & Negócios

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