sexta-feira, 9 de novembro de 2007

COLOQUE ORDEM NO SEU ORÇAMENTO

O ano está terminando, em meio aos preparativos para o Natal, é importante arrumar um tempo para planejar seu orçamento de 2.008:
  1. RECEITAS: o primeiro passo é projetar o volume esperado de vendas para 2008 mês a mês, é importante fazer um levantamento do panorama económico juntamente com os números de anos anteriores. Analisar as metas por nicho de mercado, meta de vendedores, tudo é importante para fazer seu planejamento o mais próximo possível da realidade;
  2. CUSTOS: com as vendas calculadas é hora de analisar os custos fixos (aluguel, folha de pagamento), variáveis (agua, luz, impostos) e o custo da mercadoria ou serviço para termos planilhados o custo. É importante também considerar a previsão de inflação para o período e despesas decorrente de novos investimentos.
  3. RESULTADOS: chegou a hora de conferir se existe consistência entre valores calculados para as receitas e para os custos, não é possível vender mais sem aumentar os gastos.
  4. REVISÕES: o ideal é elaborar o orçamento para o período de um ano e revisá-lo mensalmente, comprando os valores reais aos projetados. Avalie as causas das variações e direcione suas ações para retornar o rumo da empresa, foque os esforços na realização das metas traçadas e reveja o orçamento somente se houver alterações no mercado ou oportunidades inesperadas.

Fonte: PEGN-Pequenas Empresas Grandes Negocios.

Nenhum comentário: