sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Três fatores para perder uma venda

Para alcançar melhores índices, disseminar uma abordagem perspicaz nas visões estratégicas comerciais, melhorar o desempenho profissional e conduzir cada negociação com o mais alto grau de habilidade e aprimoramento, cada gestor de negócio necessita estimular de maneira responsável e coesa os colaboradores que fazem parte da equipe, fazendo perceber que todos sem exceção, compõem um time remando para a mesma direção. É como um técnico de futebol, que tem o compromisso de mostrar que o jogo somente tem o sabor de vitória, quando o gol é marcado no local certo e no tempo determinado. Um líder que tem o comprometimento de motivar a equipe de vendas deve apresentar que as falhas servem de estímulos para a melhoria contínua, entretanto, sendo evitadas, trazem excelentes resultados para a organização, coibindo desgastes emocionais, profissionais e financeiros. Três características que podem permitir que uma venda seja perdida: Falta de confiança em suas palavras – O profissional de vendas deve fundamentalmente acreditar, confiar e respeitar o produto que está oferecendo. Se ele próprio não for capaz de comprar a idéia, será inútil todo tempo destinado a argumentação. A falta de confiança em suas palavras faz o cliente refletir na sua aplicabilidade, bem como gerar uma desconfiança que estará sendo associada ao risco da não concretização da negociação. Falar muito e agir pouco – O cliente fica irritado quando um vendedor não permite que o mesmo, apresente suas necessidades de compra, suas expectativas sobre o produto e os benefícios esperados. É eminente que o profissional de vendas atualizado e treinado, busque continuamente, ficar atento aos anseios do cliente, ouvindo mais e estimulando com perguntas abertas, focando respostas para transformar cada objeção em uma oportunidade de negócio. Utilizar freqüentemente a mesma argumentação – Em tempos de competitividade intensa e alterações constantes nos produtos e serviços, o profissional de vendas não pode se tornar acomodado. A ausência em reuniões, treinamentos e palestras, justificando ser o “dono da razão” é um motivo explícito para estar utilizando frequentemente a mesma argumentação no contato com o cliente. Um exímio profissional de vendas busca avaliar seu desempenho mensalmente, constatando que a ascensão nos indicadores comerciais, não vem acompanhada sem inovação, atitude e melhoria contínua. A venda tem seu início desde a preparação do profissional de vendas ao começar o seu dia de trabalho, assim como, no aquecimento físico de um atleta antes de iniciar um jogo, onde diz para si mesmo “estou preparado e vou vencer”. Observe que “vencer” e “perder” têm a quantidade semelhante de seis letras, entretanto, a aplicabilidade desta escolha na sua vida pessoal, emocional e profissional, estará apontando melhores índices para a expansão das suas vendas. E agora, qual a será a sua escolha: vencer ou perder? -->

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