sexta-feira, 7 de março de 2008

O sucesso da mulher nas vendas

A evolução da mulher no mercado de trabalho tem sido marcada por uma ascensão invejável. Em todos os campos e profissões, elas se sobressaem e ocupam cada vez mais espaço. Aproveitando minha experiência de 17 anos na área comercial, pude acompanhar muitos exemplos femininos de sucesso. Profissionais que conseguem vender qualquer produto sem perder a doçura, a objetividade e o talento nato de agradar sua clientela. Não é por acaso que ao desenvolver uma metodologia de vendas a maioria da minha equipe é composta por mulheres. Há muito tempo, estou ciente dos seus diferenciais e do valor do “sexo frágil”. A crença de que a mulher é muito mais vendedora que o homem é reforçada pelas experiências vivenciadas por ela em todas as fases da vida. Seguindo seu instinto natural, ela nos dá uma verdadeira aula de como encantar o cliente, manter a calma e ser flexível na administração dos conflitos. Ao ouvir que a mulher é uma hábil negociadora, lembramos, por exemplo, o seu malabarismo para manter a tranqüilidade no meio familiar. Achar uma solução para as diferentes necessidades de cada integrante, como marido e filhos, pode ser transportada para a relação entre vendedor e cliente. A administração dos conflitos entre desejos e vaidades de quem compra e de quem vende é exercitada constantemente por ela seja no âmbito familiar ou profissional. Outra característica que o ser feminino possui e que considero fundamental para um bom profissional de vendas é saber escutar ativamente. A mulher, principalmente aquela que já vivenciou a maternidade, capta nas entrelinhas o significado do choro da criança (fome, sono ou apenas manha de quem quer um carinho) e também percebe quando o parceiro não está em seu melhor momento, mesmo sem perguntar nada. Escutar ativamente facilita, dentro do processo de vendas, a entender as necessidades do interlocutor e a vender muito mais. Como a idéia é mostrar a relação bem-sucedida da mulher com a venda, não podemos nos esquecer de que o resultado é conquistar a fidelização. Mais uma vez a mulher se sobressai, já que é necessário comprometimento, envolvimento, atenção aos detalhes, percepção do outro e simpatia para fortalecer esse relacionamento com o cliente. A prática desse cuidado constante com os desejos declarados e as vaidades inconscientes do interlocutor é fundamental para garantir novas vendas. E esse comportamento é muito mais evidenciado na mulher, que também acaba se destacando nessa profissão. REVISTA VENDA MAIS - por Dominic de Souza

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